Quem somos

Lutas Londrina é um projeto integrado de pesquisa, ensino e extensão vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Londrina (ProEx - UEL). É formado por discentes, docentes e colaboradores externos, como advogados e membros da sociedade. Nosso objetivo é formar práticas de Assessoria Jurídica Popular, consistentes em buscar as demandas das comunidades e dos movimentos sociais e, por meio da metodologia freireana, criar diálogos e ações co-implicativas que possam resolvê-las.
Apesar do enfoque predominantemente jurídico, pessoas ligadas a outras áreas do conhecimento também podem colaborar nas atividades do Lutas, tendo em vista a valoração da interdisciplinariedade em nossa metodologia geral.

Mais do que isso, o Lutas Londrina representa um espaço de livre engajamento dentro da Universidade Estadual de Londrina. Representa uma ruptura com o dogmatismo, com a estagnação de uma leitura meramente legalista do direito posto, com as abomináveis expressões de vaidade no mundo jurídico. Nossos fundamentos são o pensamento crítico, a transformação social, a emancipação e o humanismo.

Hoje atuamos com algumas frentes extensionistas, cada uma delas responsável pela coordenação interna e pelo diálogo com determinada demanda popular. Mais especificamente, atualmente as pesquisas e as práticas de extensão do grupo envolvem questões relacionadas à moradia, combate à criminalização dos movimentos sociais, organização popular e ensino jurídico. 

Para saber como participar, clique aqui.

Para saber mais sobre o processo de formação do grupo, clique aqui.


Foto tirada após a palestra do Prof. Wolkmer, no I Congresso Direito Vivo (saiba tudo o que aconteceu no evento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário