quarta-feira, 4 de setembro de 2013

NOVA ETAPA DO LUTAS - FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO



Neste dia 31/08/2013 o LUTAS:Londrina inaugurou uma nova fase de ação e foi no Jardim Igapó que começamos.

Para o ano de 2013 planejamos interferir na sociedade a partir da organização de cursos de formação de associação de moradores, acreditando que esta é uma forma válida e eficaz de empoderamento social.

A ideia deste curso é trocar informações e experiências para que os moradores consigam resolver e buscar soluções para os problemas locais, articulando a comunidade em uma nova solidariedade, baseada, inicialmente, na busca pela construção de um bairro melhor, e acesso aos bens principais da vida urbana.

Com esse intuito, desde o primeiro semestre, temos estudado e pesquisado para a elaboração de uma cartilha que traga as informações principais sobre a formação de associações de moradores, sobre teoria crítica, sobre política e direito, e pretendemos ministrar este curso em todas as regiões de nossa cidade.

Então nesta data, nos reunimos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Jardim Igapó. O encontro foi capitaneado pelas lideranças locais, as quais reservaram a sala onde conversamos e convidaram mais pessoas. Nosso contato primeiro nesta comunidade, que acompanhamos desde 2011, foi Teresa Mendes, liderança no movimento negro e de mulheres em Londrina. A partir dela outras pessoas tem se juntado à luta.

Na reunião, estiveram presentes Maria José, Norival, Eunildo (Bala), Sidney (Bola), Pedro, Ivonete, Marcelo, Sonia, Antônia e Aldo. Entre eles encontramos aposentados, comerciantes, donas de casa, sociólogos. O que os unia era o interesse em cuidar do seu bairro, a preocupação da associação ser utilizada para fins que não fossem interesse da comunidade, bem como a conscientização mais ampla de qual é o papel de uma associação de moradores.


A reunião começou a partir das 17h com um bate-papo com os moradores e um lanche, trazido pela galera do LUTAS. A roda de conversa foi formada a partir das 17h25 com uma breve apresentação sobre o LUTAS puxada pelo Rodolfo e, posteriormente, uma apresentação de cada pessoa. Neste momento alguns moradores se alongaram para comentar sobre o bairro e experiências já vividas. Notou-se que alguns membros tinham bastante experiência em questões da cidade, seja em organizações pastorais, de direitos humanos ou partidos políticos.


A pauta principal estava em torno da questão da Associação de Moradores e, por isso, logo foi feito um debate com três perguntas norteadoras: 1) Por que uma Associação de Moradores? 2) Como fazer uma Associação de Moradores? 3) Daqui para frente, o que pode ser feito?



A primeira pergunta suscitou um bom debate onde foram colocados os seguintes pontos (registrados no papel craft!): “associação é um meio de representação e união de forças / tem que conhecer o que é uma associação / não é necessária? / só a associação não faz acontecer / força para lutar / partir da comunidade / informação / é importante, mas tem de ser participativa / quem pode resolver? / recebe $? / responsabilidade”





A segunda pergunta trouxe as seguintes respostas: “primeiro é mostrar a necessidade dela / qual a abrangência? / nada de dar o peixe / panfletagem com perguntas / fazer com que as pessoas se sintam dentro da Associação / a Associação é um processo / buscar interessados, ajuda do grupo de jovens e da comunidade em geral”.


A terceira pergunta finalizou o debate e trouxe alguns compromissos: fazer um panfleto com perguntas, pelo qual a comunidade vai elaborar algumas questões e até terça-feira passará à equipe do LUTAS. A profª Erika vai buscar patrocínio na UEL e se não conseguir aciona o Sr. Norival, que se disponibilizou a buscar também. A idéia é produzir aproximadamente 3000 panfletos, que deverão ser distribuídos pela e para a comunidade. A divulgação do curso é importante, que terão 4 encontros. A próxima reunião ficou para o dia 21/09, às 16h30, no Salão da Paróquia. Haverá novamente partilha do lanche, mas a comunidade ajudará também com os comes e bebes.
Ao fim, a Millien conduziu a dinâmica das bexigas, valorando o trabalho em comunidade sobre os problemas e desafios de qualquer agrupamento. A reunião terminou por volta das 18h45.


Nenhum comentário:

Postar um comentário