segunda-feira, 3 de junho de 2013

LUTAS Londrina no ERENAJU 2013

Dos dias 29 de maio a 02 de junho, na cidade de Guararema-SP, foi realizado o Encontro da Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária (ERENAJU) de 2013. O encontro contou com mais de uma centena de participantes de AJUP’s (Assessorias Jurídica Populares) provenientes de diversas universidades e estados do país e foi realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). Esse centro, formado pelo Movimento Sem Terra (MST), promove diversas modalidades de cursos voltados para a formação de militantes de movimentos sociais.
Paralelamente à realização do ERENAJU, estavam presentes nas instalações ativistas sociais de diversas localidades da América Latina. Esse fato tornou a experiência ainda mais enriquecedora, mesmo não tendo os participantes do ERENAJU, diferentemente dos estrangeiros, assistido diretamente aos cursos lecionados na escola.
O LUTAS Londrina contou com uma representante, Fernanda Moraes; o grupo já havia marcado presença em uma outra reunião da RENAJU (Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária), o Curso de Formação Política, realizado no Rio Grande do Sul, em 2012. O encontro deste ano teve como foco deliberações organizacionais e políticas sobre a rede, porém, também discutiu temas como a conjuntura atual do governo brasileiro, o papel da atuação e metodologia das AJUP’s, bem como a incorporação pela rede de discussões mais específicas como feminismo e racismo.

Cada Assessoria Jurídica Popular tem como finalidade trabalhar ao lado das demandas sociais, seja através da educação popular, do auxílio jurídico ou mesmo através da evidenciação desses levantes. A rede, por sua vez, tem buscado, através do intercâmbio entre as AJUP’s e da convergência política entre elas, tornar a atuação dos grupos mais coesa e eficaz, tanto em âmbito local como nacional. Temas como os reflexos da realização da Copa do Mundo para as comunidades brasileiras mais vulneráveis, bem como as recentes manifestações populares que se alastraram pelo país, têm sido largamente discutidos pela rede. Os grupos têm emitido notas com seus posicionamentos em cada localidade. Assim, a atuação localizada, aliada a um posicionamento nacional coerente, tem sido perseguida pela rede, mas, acima de tudo, seu comprometimento identifica-se com as mudanças efetivas da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário