quinta-feira, 25 de abril de 2013




DIA DE LUTAS
 

"essa parte chamada "o outro", essa parte que teimamos esquecer..."


A noite anterior ao encontro da Recepção de Calouros do Lutas já prenunciava o dia intenso do porvir. O céu brindava-nos, a lua modelada, sorria. Assim, nenhuma preguiça veio convidar aos novos lutantes despertar tão cedo na manhã fria deste sábado, pois foram os primeiros a chegar. Recepcionando a todos, no ponto de encontro, um dos membros mais antigos: Autieres, o pontual.  
"os rostos sorridentes"
Se Drummond tinha dúvidas quanto à tarde de uma de suas aventuras (Poema de Sete Faces), nós - imersos que estávamos em um ambiente de descobertas, de afetos e estreitamentos dos laços - nós tínhamos a certeza que o dia seria memorável.
Eram mais de nove horas quando os rostos sorridentes se apresentavam. Sabemos, entretanto, que encontrar os olhos de nossos pares pela primeira vez, naturalmente, causa-nos uma pálida timidez, a qual caminharia paulatinamente para sua completa antítese.
Entre as compras de caquis, abacaxis e carnes, prelúdios do bom apetite, o grupo preencheu suas formas e os corpos motorizados tomaram o rumo anunciado pelas estrelas da noite anterior.
O destino... Não apenas mais uma chácara, mas sim, santuário do Aconchego. Verdadeiramente incrível. Pense comigo, caro leitor, que até esse momento todas as amarras que atravessam as burocracias dos grupos de pesquisas, todas as entrevistas prévias, os olhares de estranhamento e desconfianças das capacidades, os medos da não correspondência e das expectativas de si e do outro, tudo aquilo que nos atravessa ao adentrarmos em um mundo novo, tudo isso se desvanecia pelo modo de apresentação das propostas de trabalho e da ação deste grupo denominado Lutas.
Ali, boa parte do tempo visitava-nos o canto dos pássaros, o vento suave, o perfume da terra e da vida. Mas se canso a ti com esses devaneios é porque quero transportá-lo para essa atmosfera, mostrando o inesperado tom peripatético de um processo de desenvolvimento pleno.   
 Os primeiros momentos, após a chegada em "Aconchego", demonstraram autonomia. Se nas instituições de ensino a figura docente é o mote e o norte, no Lutas, as palavras de ordem são educação, multiplicação, emancipação, autonomia.  
"leituras e discussões"
A manhã da Recepção dos Calouros foi dividida em apresentar os objetivos do projeto, permeado de dinâmicas, somando-se às leituras, além das discussões. Os falares convergiam na necessidade de um novo olhar diante de questões atuais que clamam pela ação prática e crítica de um direito que transborde a academia e permeie os universos carentes, dotando estes mesmos universos de potência para a práxis, demonstrando ao outro sua capacidade inerente de ser e agir em seus contextos. 
Se a manhã foi intensa, devido às dinâmicas e aos debates, nosso almoço marcou o momento, já afinado, de descontração e histórias, de colaboração e objetivos comuns, de trajetórias e convicções.
Uma sensação interessante nos invade, aquela do compartilhar, quando as atividades são divididas, uns cuidavam da preparação da refeição, outros tratavam da confecção de mais uma faixa do "I Congresso Direito Vivo", e no compasso, os gênios artísticos brotavam também no canto e nas batidas de um violão...
"confecção de mais uma faixa"
A tarde guardou maiores surpresas, com a paciência e conhecimentos do caríssimo Everton, arte-educador, exercícios e atividades nos fizeram ter contato com parte de nós ainda desconhecida, essa parte chamada "o outro", essa parte que teimamos esquecer...
Entre movimentos simples: um "vis a vis" (olho a olho) temeroso, mas convidativo, como a dizer: pode entrar; um olhar tão cheio de palavras impossíveis; um andar pari passu, guiados pela mão de antigos desconhecidos; algumas formas inesperadas de corpos que eram representados entre pares; nomes atentos lançados pelas mãos; diálogos inaudíveis, antes impossíveis, perpassavam pelos corpos e ressoavam pelas desconhecidas falas de gestos, movimentos, expressões... Estávamos nos (re)conhecendo, sincera e gradativamente. Sem pressões, só emoções, só essência. Entre as sensações de admiração diante do novo e de promessas vindouras, a noite veio visitar "Aconchego".
Nessa noite, as estrelas estavam em nossos olhares... Cantamos, brindamos à vida e aos novos lutantes... Nessa noite, até a lua nos sorriu, novamente... 




"Autonomia e boa vontade"
"Chegada em Aconchego"
                                                                                                                                                          





  

Ler é preciso

                                                       
"mestres do bom apetite"
divisão de tarefas

  formas inesperadas de corpos que eram representados entre pares






 







"caríssimo Everton, arte-educador"


 "...guiados pela mão de antigos desconhecidos"


 
     "um andar pari passu..."
    
"Cantamos, brindamos à vida e aos novos lutantes"      





        "Um bom começo é a metade"
Aristóteles                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário