terça-feira, 11 de dezembro de 2012

I Curso de Formação Política da RENAJU




Nossa participação no I Curso de Formação Política realizado pela RENAJU foi algo inesperado, ficamos sabendo de sua realização apenas uma semana antes, mas a partir daí os lutantes se reuniram em busca de financiamento para a causa. Frente ao fato de já estarmos em cima da data de realização, não existia chance de buscarmos recursos da UEL, assim tivemos que buscar novas fontes. Com a ida ainda incerta, resolvemos solicitar ao Centro Acadêmico Sete de Março – CASM o referido apoio.

Em primeira reunião com o CASM ao conversarmos com o já integrante do Lutas, Lucas Teixeira, tivemos boas expectativas quanto à ajuda, Lucas ficou de conversar com os demais integrantes do Centro Acadêmico e marcar uma reunião extraordinária para que fosse submetido a aprovação.  Depois de poucos dias vem a notícia, o financiamento foi aprovado, uhullllll.

Com a parte mais difícil ultrapassada decidimos colocar em pauta quais seriam os lutantes que iriam fazer o curso, assim ao discutirmos pelo grupo que temos no facebook, proposições surgiram no sentido de que os lutantes enviados seriam os que estavam mais tempo no grupo, por consequência, que tiveram maior contato com os temas que seriam tratados no encontro. Dessa forma, Deíse e Autieres foram escolhidos.

A Rede Nacional de Assessorias Jurídicas – RENAJU foi fundada em 1996 e conta hoje com 23 grupos espalhados pelas cinco regiões do Brasil. Até então, o único momento em que se reuniam era no ERENAJU, o qual é um encontro que ocorre anualmente para o fortalecimento da rede, troca de experiências, direcionamento das demandas, discussão da organização e formação, ou seja, uma pauta enorme. Nesse sentido, foi idealizado um momento em que se tivesse como objetivo unicamente a formação política dos integrantes, assim nasce o primeiro CFP da RENAJU.

O I CFP ocorreu nos dias 14 a 18 de novembro e contou com as temáticas de educação e universidade, gênero, raça, educação popular, AJUP e capitalismo. A organização tinha a clara intenção de produzir o evento de forma conjunta, consubstanciando a influência freiriana permanente das AJUP’s. Para tanto, foi adotado o método Josué de Castro, o qual é aplicado no assentamento do MST onde nos reunimos.

Chegamos no dia 14 em Porto Alegre, um lugar lindo de um povo hospitaleiro. Na UFRGS fomos recebidos pelos integrantes do SAJU/RS, que logo viabilizaram local para que pudéssemos nos acomodar até que o ônibus saísse para o assentamento. Saímos tarde e chegamos no assentamento por volta das 20h, quando nos deparamos com um local muito bem organizado, totalmente diferente daquilo que a mídia escrota do nosso país demonstra. Assim, o que vimos no assentamento, ao se tratar do MST, foi um local em que seu povo vive consciente de sua individualidade e coletividade, onde o exercício do trabalho se dá com amor e pelo amor à causa.

Durante todo o curso tivemos palestrantes com muita experiência teórica e prática, ligados à praxi freiriana, na qual teoria e prática são indissociáveis no processo de libertação do “ser mais”. As perspectivas tratadas buscavam autores clássicos, por exemplo, Marx e Gramsci ao tratarem de estrutura e super-estrutura. Com os debates em andamento, experiências pessoais dos presentes ressoavam vivências comuns de afronta aos direitos humanos quando se trata de demanda coletiva, saltando aos olhos a superação da abstração à materialidade, característica que marcou todo o encontro.

Muito proveitoso, o I CFP da RENAJU nos permitiu conhecer praticantes do direito vivo de todo o Brasil, engajados na luta, os membros das Assessorias renovaram suas forças ao verem muitos lutantes reunidos, que vivem, como todos, dentro de uma lógica de morte que produz tanta desigualdade e coloca isso como natural. Dessa forma, o sentimento que fica é o de que não estamos sós.

3 comentários:

  1. Como participante do I CFP também posso dizer que ele foi muito proveitoso a nós! Creio que nossa adesão à rede - que se faz através da participação de dois encontros consecutivos - será muito proveitosa, pois trabalharemos de forma coletiva, o que nos proporcionará articulações a nível nacional!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Deíse!!!!!!!!!! A troca de experiências é fundamental para o fortalecimento do movimento. E também para o avanço das estratégias!

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou do NAJUP-Negro Cosme, cá da Universidade Federal do Maranhão, fico muito feliz com mais uma formação dentro da RENAJU. Espero encontrar vocês no próximo encontro. Abraços!

    ResponderExcluir