domingo, 9 de dezembro de 2012

DIREITO & CULTURA: A ARTE DISSOLVIDA NA VIDA



Com trabalhos aprovados no III Congresso da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Sociologia do Direito, a Professora Érika Dmitruk, Carol Guimarães e Luara Scalassara participaram em Curitiba, durante os dias 25 a 27 de novembro, de um evento que, conforme o prometido, foi marcado pela informalidade e afetuosidade. Certamente um marco na nossa formação acadêmica, um divisor de águas, que nos mostrou a importância de um direito mais humano e nos levou a conhecer juristas de diversos cantos brasileiros e europeus. 

Os trabalhos apresentados são fruto das atividades e do estudo das obras selecionadas no nosso grupo de ensino/pesquisa e extensão na UEL.

No dia 26 de novembro,Guilherme Duarte, também acadêmico de direito da UEL, se juntou ao grupo. A professora Érika Dmitruk apresentou artigo sobre "O TRABALHO VIVO E A FORMAÇÃO DO ADVOGADO POPULAR MILITANTE EM DIREITOS HUMANOS" e nós encerramos o dia assistindo à peça "Um Olhar Brechtiano", protagonizada pelo grupo Palavração da UFPR. 














Luara Scalassara apresentou o trabalho DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NA UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE USO COMUM”. 
Na foto, Luara ao lado de Fernando Rister S. De Lima, coordenador do GT Estado, Democracia e Poder.










Carol Guimarães apresentou o trabalho “A SOCIOLOGIA E A FORMULAÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA NAS PRÁTICAS JURÍDICAS”, de sua autoria e de Luiz Ernesto Guimarães.










Luara, Carol e Raffaelle De Giorgi. Raffaelle DeGiorgi é reconhecido como um dos mais importantes divulgadores e continuadores da Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann, com quem trabalhou e colaborou por mais de 20 anos. Proferiu palestra de abertura do Congresso sobre “Riscos e vínculos com o futuro: reflexões sobre uma ecologia do não saber”.


Marlene Scalassara, Luara Scalassara, Carol Guimarães, Ignácio Ara Pinilla (Universidad de La Laguna/Espanha), Nuria Belloso Martín (Universidad de Burgos/Espanha), Érika Dmitruk e Sócrates Fusinato, após diálogo sobre Direito e Alteridade. Diálogo muito interessante, que poderia ser tema de um evento inteiro, dada a sua complexidade e relevância.


















Durante o Congresso, ocorreram inúmeras manifestações culturais, dentre as quais, destacamos a dessa jovem senhora de 90 anos, poesia personificada em mulher, que prestou uma linda homenagem ao jurista italiano Raffaelle De Giorgi junto ao grupo de MPB da UFPR.



Mais informações sobre a agenda e as apresentações culturais do evento podem ser encontradas em http://www.ppgd.ufpr.br/direitoecultura/.

2 comentários:

  1. Parabéns, gente!!! Deve ter sido muito edificante!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a experiência de ir ao congresso com vocês Luara e Carol! AH...e lindas fotos!

    ResponderExcluir