quarta-feira, 14 de novembro de 2012

JUSPOEMINHA DA REMUNERAÇÃO

Sinto-me no dever de compartilhar o sensacional poema escrito pelo professor Cláudio Ladeira, por ocasião das reivindicações de aumento dos vencimentos da magistratura, em homenagem à aposentadoria do ministro poeta Ayres Britto, do STF.



JUSPOEMINHA DA REMUNERAÇÃO.


Escutas o trovão em meu bucho?
E acreditas que vivo em meio ao luxo?
Minha barriga é vazia, por isso a lamentação:
Setecentos reais é pouco, como auxílio-alimentação!

A magistratura hoje sofre com a desconsideração
D’uma sociedade que, burra, não demonstra compaixão!
Cento e dez mil euros anuais é esmola, seu bobalhão.
E eu ainda nem mencionei o auxílio-habitação!

Ora, fiz concurso para ter a vida que eu sempre quis,
Mas com esse miserê, como viverei em Miami ou Paris?!
Com “auxílios”, “diárias” e “benefícios” até se junta mais uns trocados,
Mas nada que alivie nossos fardos.
Entenda de uma vez, ó povinho bagaceiro,
Que sem o aumento venderemos chiclete em sinaleiro!

Quanto à nossa labuta, para pintar tal sofrimento faltaria tinta
Pois NUNCA desfrutamos do regime de “terça, quarta e quinta”.
É verdade que trabalhamos em palacetes com ar-condicionado,
Mas superiores que somos, o único local adequado...
seria o Olimpo Iluminado!

E isso que, ao redor de nossos prédios, faltam o fosso com crocodilo,
As torres, as muralhas e o estilo
De um verdadeiro palácio preparado
Para sediar um grão-ducado.

Sejamos, pois, agentes da transformação social:
Tornando a jurisdição constitucional
Uma verdadeira geleia geral
Em meio à maior crise econômica mundial
E por meio de liminar judicial
Arranquemos do STF mais um aumento real
Dos nossos vencimentos corrigidos pela inflação inercial.










Por Cláudio Ladeira, professor adjunto da UNB

3 comentários:

  1. Discordo em parte. A desvalorização da Magistratura Federal, dada a natureza, o grau de responsabilidade, a complexidade, as exigências e as privações do cargo de juiz federal, não pode ser descreditada. Na minha opinião enfraquece o Poder Judiciário e, consequentemente, o Estado Democrático de Direito. Por que não criticar e fazer poema para criticar a situação remuneratória dos Parlamentares que recebem 15º, 16º, 17º e as vezes até 18º salário, sem que o imposta de renda lhes abocanhe nada?

    ResponderExcluir
  2. Grande Luiz Eduardo,
    Saudades dos nossos debates aí na UEL!
    Eu concordo plenamente que enfraquecer o poder judiciário enfraquece a democracia, mas não é isso que está em jogo nas demandas da cateogira.
    Em primeiro lugar, para rejeitar o aumento imoral da magistratura não é necessário defender o imoral pagamento de 19º salário para parlamentares (embora, objetivamente, o impacto orçamentário da magistratura seja muito maior, devido à maior quantidad de gente, o que é irrelevante para esta discussão).
    Especificamente quanto à associação dos magistrados, há uma completa alienação entre as demandas deles e os fatos. Por exemplo, um dos argumentos que justificariam a "recomposição" é esse aí que você citou, o de que devemos evitar o "enfraquecimento" do judiciário. Ora, é difícil imaginar coisa mais distante da realidade. Os juizes federais brasileiro possuem uma das melhores remunerações do PLANETA TERRA. Que enfraquecimento é esse? Comparados com seus pares na europa e EUA os juizes brasileiros recebem vencimentos em média 150% superiores. E eu nem vou comentar os imorais penduricalhos (sobre os quais não incidem o imposto de renda).
    Enfim, um poder judiciário forte é condição da democracia. Mas um poder judiciário onde seus servidores agem como uma casta de aristocratas, pretendendo ganhar R$ 20.000,00 INICIAIS num país onde 95% da população recebe muito, mas muito mesmo, menos que isso, não ajuda em nada a democracia. Pelo contrário, é exemplo clamoroso de apropriação privada do que deveria ser público.
    Ah, e objetivamente: se o sujeito acha que não consegue desempenhar suas funções no serviço público recebendo um salário de R$ 15.000,00 (mais os inúmeros adicionais) então, na boa, ele realmente não tem condições de permanecer no serviço público. Deveria começar a advogar.
    Em todo caso, levando em conta todos os problemas que possui o Brasil, as nossas inúmeras prioridades em termos de justiça social, crescimento etc e levando em conta também o salário que recebem os demais funcionários públicos no Brasil e os juizes no resto do mundo, qual deveria ser o vencimento inicial de um magistrado?
    Abração

    ResponderExcluir